segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Virgil van Dijk



Nome : Virgil van Dijk
Nacionalidade : Holandesa
Ano de Nascimento : 1991
Altura : 193 cms
Peso : 92 kgs
Clube : FC Groningen
Posição : Defesa Central
Preço : 3M €


Para quem procura um defesa central com elevado potencial a baixo custo, surge no FC Groningen pela segunda época consecutiva, Virgil van Dijk.
Virgil merece pela sua qualidade e potencial, outro "palco" mais visível que o seu actual clube.
Mesmo não jogando nas competições europeias, há pelo menos um interessado na Premier League, o EvertonE não me espanta o seu interesse.
Com 1 metro e 93 de altura, van Dijk tem no seu jogo aéreo o seu forte, dominador na sua área e uma referência da sua equipa nos lances ofensivos de bola parada.
Tem muito boa relação com bola para a sua estatura e posição no campo, sendo destro, joga descaído para a direita no corredor defensivo central, mas apresenta qualidade com o seu pé esquerdo também.
Sempre que tem espaço, sobe no terreno levando a bola entregando-a bem, ou em lançamentos longos com o seu pé direito, com precisão.
Forte na marcação ao avançado, tem muito boa velocidade de deslocamento, permitindo-lhe não ser surpreendido com a bola nas suas costas.
Foi chamado pontualmente às selecções jovens da "Laranja Mecânica", nos Sub 19 e Sub 21 ( Jogou um jogo na qualificação para o Europeu Sub 21 ).
Com contrato até 2015, duvido que a época 2012 / 2013, não seja a última de van Dijk, ao serviço do FC Groningen.



sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jhon Córdoba




Nome : Jhon Córdoba
Nacionalidade : Colombiana
Ano de Nascimento : 1993
Altura : 188 cms
Peso : 84 kgs
Posição : Avançado
Preço :  2M €


Jhon Andrés Córdoba Copete, está neste momento a disputar o Sudamericano Sub 20, pelo seu país.
Filho de uma antiga glória do futebol colombiano, Manuel Acisclo Córdoba, Jhon procura seguir as pisadas do pai como goleador.
Esta época transferiu-se para os mexicanos do Jaguares de Chipas, para substituir o seu compatriota Jackson Martinez que partiu para o FC Porto de Portugal.
Deu nas vistas no Envigado na sua equipa júnior e Pedro Sarmiento, o treinador da equipa principal não teve dúvidas do seu potencial e chamou-o para trabalhar com ele.
Em 34 partidas, 21 delas saído do banco de suplentes e apenas por 6 vezes jogou os 90 minutos completos, apontou 11 golos. A sua transferência para o futebol mexicano não chegou ao milhão de euros.
Devido ao seu porte físico pode jogar em ponta, fixo, encaixado entre os centrais, pois mostra qualidade a jogar de costas para a baliza, protegendo bem a bola dos defensores e em rotação rápida à entrada da área ou na zona de finalização, o seu forte remate de pé direito, o seu pé dominante, é um autêntico perigo para as redes adversárias.
Mas Jhon, prefere jogar mais solto, vir atrás participar na construcção de jogo ofensivo da sua equipa e aproveitar o espaço nas costas de defesa para aproveitar a sua velocidade de deslocamento.
Decide bem em espaço curto, tomando boas decisões, o seu pé direito é utilizado por vezes para passes de rutura, assistindo os seus companheiros.
Ainda jovem tem imensa margem de progressão e ainda tem de trabalhar mais o seu pé esquerdo e a sua capacidade de jogo áereo.
Não tenho dúvidas que dentro de uma época estará num campeonato europeu de destaque, como por exemplo o espanhol, até pela facilidade de comunicação.
Sem dúvida alguma um dos jogadores a seguir com atenção no Sudamericano e na Liga Mexicana.